26 setembro 2014

Você em 1° lugar

Quem já ouviu alguém dizer que os filhos vem em 1° lugar?

Como não concordo, vou explicar porque!

Antes de sermos pais,fomos filhos.Mas, se esquecer este título, só por uns segundos... chegaremos na raíz, na origem de tudo...você é um ser humano.Apenas você tem o poder para mudar o que pensa,sente e faz...
Se você se posicionar em 1º lugar, será alguém egocêntrico? Não!Será apenas um ser humano com amor próprio.
Vou chamar nosso corpo (da cabeça aos pés) de templo (lugar sagrado)...
Vou pensar agora, em sentimentos bons, pensamentos positivos,energia boa,ótimas metas,bons planos para executá-los, e estabelecer algumas prioridades (o que é importante,o que é imprescindível e o que é neutro,tanto faz) - depois desta sequência, fica mais fácil visualizar a pessoa que quero ser e contar com um plano B,caso eu falhe. - Agora que estou em paz comigo mesma, que meu foco está claro,sei o que quero e do que preciso, e se decidi ser uma pessoa de boa índole, é em prol disso que devo lutar... sempre evoluir.
Visto que sou capaz de treinar para ser uma boa pessoa, capaz de viver bem em sociedade,servir como bom exemplo... estarei preparada para dar amor e educar com responsabilidade.

Vamos inverter tudo o que eu disse!
Vou jogar dentro do templo,tudo o que me faz mal, física e mentalmente...

Como poderia ser capaz de criar meu filho,se me apresentar em condições de total desequilíbrio?
Não dá!
Amar a si próprio,também é uma boa maneira de amar ao próximo!

Você pai,você mãe, e vocês responsáveis legais (avós e afins),  cultivem muito o  amor... de dentro para fora... por isso tem que ser primeiro vocês.  Pois funcionamos como espelhos para as crianças, elas não só observam nossas ações, como também tem sensibilidade para perceber quando não estamos bem,mesmo se estivermos sorrindo...ela simplesmente sabe.Então "Vista por fora, o que você sente por dentro (Jannis Joplin)".

Escrevi sobre isso hoje, porque tenho me decepcionado muito com os tipos de educadores (falo de pais,avós e professores)  que tenho visto... e o pior, com os tipos de crianças que se vê por aí.Desculpe o termo "tipos de criança",mas parece um modelo,um tipo, daqueles que você olha e pensa: "Faça isso, e a sua será desse tipo!"

Quando trabalhei como profª de educação infantil, conheci algumas estórias,onde pais e filhos protagonizaram um cotidiano "assustador" e o reflexo disso,só podia ser o pior possível.

Tive uma aluna,que às vezes chegava chorando na sala de aula,e numa confissão,ela alegou que a avó (sua mãe era falecida) bateu a cabeça dela na parede porque estava alcoolizada,mas embora não justificasse,eu sabia do carinho que aquela avó tinha com ela,pois além de presenciar cenas de puro afeto,a própria neta relatava diversas estórias em que a avó havia feito coisas tão bacanas,que não parecia que ela falava da mesma pessoa.
Refletindo um pouco... se esta avó que perdera sua filha,tão nova, tinha que lidar com a perda recente,trabalhar, cuidar de uma criança, tarefas do lar e sabe lá quantos sentimentos ocultos pairavam em sua cabeça... restava a bebida.Então, alguma parte dentro dela,ela lutava ou queria apagar, e a bebida era um refúgio,já que não tinha forças pra mudar a situação que a incomodava.Ela estava pronta pra dizer "filho em 1º lugar"? Ou de fato, ela deveria se amar mais,para depois semear este amor?

Não cabe aqui um julgamento, apenas fiz menção ao caso,para que de algum modo eu pudesse chamar a atenção para estas atitudes egoístas,que entitulam de "amor maior do mundo".
O que menos quero ver é amor camuflado.Quero ver amor de verdade,de dentro para fora, aquele que pulsa, aquele que vibra pela vida e que faz a diferença na hora de agir.Muito bom ouvir um EU TE AMO,mas melhor que isso,são as ATITUDES.

Você está pronto para amar?
Você se ama?
Suas atitudes condizem com suas palavras?

Deixo aqui um pouco do meu amor... e que ele possa aquecer algum coração, ser a ponta de esperança, a solução, um elo forte, e o motivo para recomeçar.

Até a próxima estação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre mim

Sou cinéfila, amo música, sempre gostei de ler (e leio pouco,rs)e escrever.Me formei em pedagogia, trabalhei por 5,6 anos na educação infantil. Desde criança, eu sinalizava preferências que seriam minhas paixões na vida adulta: foto e dança. Gostava de quase tudo relacionado à artes manuais, e entre me arriscar numa criação e outra,só depois que me casei passei a fazer artesanato (nunca fiz curso na área-buscava inspirações e tentava reproduzir,mesmo sem a tecnica). Minha adolescência,foi como a de muitas garotas da minha idade... me tornei muito vaidosa, e sempre fiz tudo sozinha, e dava tudo errado em 90% das tentativas, mas eu queria me ver bonita em frente ao espelho, me aceitar e minimizar os complexos de beleza. Isso renderia um video longo,para mencionar tantos erros no intuito de acertar. Atualmente não trabalho fora,e tenho me aventurado na blogosfera...encontrei uma alternativa para compartilhar as coisas que invento, o que aprendo,o que gosto e mostrando as diversas possibilidades de viver bem consigo mesma...gastando pouco e se divertindo muito. Tenho uma mania de falar MUITO e escrever MUITO... como era pra ser uma prévia sobre mim,vou dar um desfecho logo,pois isso aqui já virou uma mini biografia (rs). Então, me declaro cinéfila de carteirinha. Música a qualquer hora e em todas as atividades possíveis.Ouço até na hora do banho... Sempre tenho nas lembranças, aquelas especiais que marcaram épocas. Perguntar a um apaixonado por música, qual a sua favorita, chega a ser cruel...rsrs...imagine nestes 32 anos bem vividos eu escolher 1 música como a preferida.Difícil! Bom, então vou destacar uma que não me canso de ouvir Suspicious Minds (Elvis Presley). Até mais!