28 setembro 2014

É sempre bom saber...

Estas informações,encontrei neste site (http://onossocasamento.pt/artigos/convidados-casamento-com-etiqueta-boas-maneiras ).

Achei super interessante, e resolvi compartilhar.


Regras para os convites de casamento  

  • Um convite de casamento recebido é único e intransmissível;
  • Um convite de casamento usualmente menciona as indicações necessárias para saber o que vestir, onde, como e o quê, por isso leia-o bem, antes de decidir perguntar.
  • Se o convite tiver o seu nome e acrescentar “e família” significa que o convite se estende aos seus filhos e marido/mulher.
  • Se o convite mencionar o seu nome e acrescentar “e acompanhante” significa que apenas poderá levar consigo UMA pessoa.
  • O seu nome num convite de casamento é um privilégio e não um problema.
  • Não responda ao RSVP/RSFF mencionando ou contando os seus filhos se eles não foram expressamente convidados; também não ligue a perguntar se os pode levar consigo.
  • Não assuma que pode levar o seu bebê, pois alguns casamentos são apenas destinados a convidados adultos.
  •  Ao responder ao convite de casamento, dê logo o número correto de pessoas que pretende levar consigo ao casamento, não apareça no dia com mais 3 pessoas extra (famosos penetras).
  • Se os seus planos mudarem antes da data limite de RSVP, informe os noivos o mais rapidamente possível.
  • Se surgir um imprevisto e não puder comparecer no casamento, depois de já ter dito que sim, deverá avisar prontamente os noivos, e não se esqueça que não comparecer não evita que não tenha de oferecer um presente, que deverá ser exatamente igual ao que ofereceria se fosse ao casamento.
  • Não pergunte aos seus amigos comuns se também receberam um convite, poderá estar a ferir suscetibilidades. Por vezes, os noivos têm de cortar na lista de convidados, e é de muito mau-tom estar a apontar a outros o facto de não terem sido convidados. Por outro lado, poderão apenas ainda não ter recebido o convite.

    "A etiqueta para casamento serve como exemplo para o cotidiano também.
    Acho extremamente deselegante, quando observo estes fatos em meu círculo de convivência, e até mesmo quando acontece comigo... de um amigo ser convidado para qualquer que seja a ocasião, e este resolve chamar o seu amigo (que não foi convidado) - é desnecessário,chato e desrespeitoso!

    É muito comum vermos isso acontecer, e conforme esta frequência aumenta, o errado é visto como certo (inversão de valores).

    Vamos imaginar algumas situações,um tanto quanto constrangedoras:

    1- Convido a Maria para ir à minha casa para um almoço, estou com saudade e tenho o desejo de conversar algo confidencial.
    Vou receber Maria, e noto que ela trouxe alguns "amigos".
    Situação: Tenho que na última hora correr para o mercado para reabastecer minha geladeira e em seguida cozinhar mais uma quantidade de comida, pois fui pega desprevenida.Como meus planos foram mudados, por uma pessoa, em consequência de uma pequena ausência de "bom senso", passei maior parte do dia, consertando as lacunas do imprevisto, não tive privacidade para conversar em particular e... fim de planos.

    2- Convido a Maria para uma festa em minha residência.Ela decide levar uma caravana.Logo que percebo que cada convidado levou meia dúzia de penetras,penso numa solução para o cardápio... mas eu não tenho $ para reabastecer.
    O que provavelmente vai acontecer?
    Os convidados dos meus "amigos", vão sair reclamando que foram em uma festa mal organizada, que faltou bebida e comida.
3- Novamente a personagem Maria é convidada pra minha festa, desta vez é uma ocasião mais formal.Bom, ela me liga para perguntar se pode levar 2 amigos.
A resposta, é óbvia... NÃO!
Maria,fica chateada e rompe a amizade.

Gente, exemplos não faltam, mas quero dizer que já passei por diversas situações como estas e acho muito desagradável.Eu não acho correto esta modinha de "invasão de penetras".Não convido meus amigos ou familiares para eventos ou até um simples encontro na casa de amigos... não é cabível, é feio, é chato... e por que as pessoas acham que é certo?Não consigo entender, nem aceitar.
Outra coisa super chata
, é o penetra aceitar a situação de ir onde não foi chamado e por parte do amigo de convidar um penetra... nós temos direito de convidar amigos, quando somos nós os organizadores ou anfitriões e ponto.
Por que será que na cabeça de muitas pessoas, isso é NORMAL,CORRETO?
Às vezes queremos e precisamos nos divertir entre amigos, num ambiente familiar, e decidimos fazer um orçamento para dar uma festa, mas esta é mais íntima,reservada para os mais próximos, e sabemos o quanto PODEMOS GASTAR e QUEM DESEJAMOS CONVIDAR... mas infelizmente muita gente não percebe o quão inconveniente pode estar sendo.
No final, você que apenas quer fazer o que acha certo, recebe o título de SISTEMÁTICO.Ora bolas, se for para defender sua ideologia e se sentir bem, eu fico com o título.E se isso for razão para AMIGOS se afastarem de mim porque querem ditar regras na minha casa... a verdade estará escancarada: "ISSO NÃO É UM MODELO DE AMIGO".

E aquele amigo, que se convida para ir na sua casa?
E aquele que fala que qualquer dia vai aparecer para dar uma festa NA SUA CASA?
Tem aquele também, que NUNCA te chama, mas cobra que você não o convida para nada.
E este outro que SEMPRE  diz: "Aparece lá em casa" - "A gente tem que marcar ALGUMA coisa QUALQUER DIA DESSE"

Gente, não dá para acreditar que as pessoas enxerguem isso como CERTO!

Vamos parar com essas frases batidas... vamos viver o real, cultivar sentimentos verdadeiros, fazer questão de agradar quem amamos e merecem.
Poxa vida, se faz questão mesmo, mude a frase do "Aparece lá em casa" para o "Fulano,você tem compromisso para tal dia?Então faço questão que venha almoçar comigo, e traga sua esposa,seus filhos."Isso muda tudo!Isso é atitude de AMIGOS que saem do campo teórico para o prático.

Percebam que os que mais cobram,são os que menos fazem.Mal tomam iniciativa e não retribuem gentilezas... fuja de pessoas assim.Ame-se e dedique parte do seu precioso tempo para pessoas que PROVEM merecer sua companhia, sua amizade.

Não se assuste, se perceber que sobraram poucos a sua volta, ou se não restou ninguém.Isso mais uma vez prova que só ficam os verdadeiros amigos.
Antes só que mal acompanhado,não é mesmo?!

Uma vida com amigos, é realmente muito bom, mas que este seja de qualidade.Não aceite amigo meia boca, amigos que querem comandar sem ceder.Relacionamento é isso... é troca.E quem quiser chamar de interesse... fique a vontade.

Tenho poucos amigos, porque só os verdadeiros permaneceram...e decidiram ficar, não comprei,não forcei...estes eu sei que gostam de mim.E entre falar que me adora e agir condizente com sua fala... fico com os pequenos gestos, por menor que sejam, FAZEM TODA A DIFERENÇA.

Escolham bem suas amizades, não aceitem ser humilhados, não permitam que te tratem como opção.E prefiram sempre estar só, do que com alguém que no fundo suga sua energia e quer o que você tem, e não sua amizade.

Espero que alguém que se identifique com este artigo, encontre um amigo para chamar de "o melhor", e que divirta-se muito nesta vida com amizades que valham a pena.

Até mais pessoal!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre mim

Sou cinéfila, amo música, sempre gostei de ler (e leio pouco,rs)e escrever.Me formei em pedagogia, trabalhei por 5,6 anos na educação infantil. Desde criança, eu sinalizava preferências que seriam minhas paixões na vida adulta: foto e dança. Gostava de quase tudo relacionado à artes manuais, e entre me arriscar numa criação e outra,só depois que me casei passei a fazer artesanato (nunca fiz curso na área-buscava inspirações e tentava reproduzir,mesmo sem a tecnica). Minha adolescência,foi como a de muitas garotas da minha idade... me tornei muito vaidosa, e sempre fiz tudo sozinha, e dava tudo errado em 90% das tentativas, mas eu queria me ver bonita em frente ao espelho, me aceitar e minimizar os complexos de beleza. Isso renderia um video longo,para mencionar tantos erros no intuito de acertar. Atualmente não trabalho fora,e tenho me aventurado na blogosfera...encontrei uma alternativa para compartilhar as coisas que invento, o que aprendo,o que gosto e mostrando as diversas possibilidades de viver bem consigo mesma...gastando pouco e se divertindo muito. Tenho uma mania de falar MUITO e escrever MUITO... como era pra ser uma prévia sobre mim,vou dar um desfecho logo,pois isso aqui já virou uma mini biografia (rs). Então, me declaro cinéfila de carteirinha. Música a qualquer hora e em todas as atividades possíveis.Ouço até na hora do banho... Sempre tenho nas lembranças, aquelas especiais que marcaram épocas. Perguntar a um apaixonado por música, qual a sua favorita, chega a ser cruel...rsrs...imagine nestes 32 anos bem vividos eu escolher 1 música como a preferida.Difícil! Bom, então vou destacar uma que não me canso de ouvir Suspicious Minds (Elvis Presley). Até mais!