29 setembro 2014

Ingratidão

Ser gentil, educado e solidário, faz de você uma pessoa mais querida.É isso que as pessoas esperam de nós.Mas será que é isso o que recebemos de volta?

Ultimamente tenho me deparado com pessoas egoístas e competitivas, num grau elevado.

Não vejo problema em competir, porém quando a pessoa quer se beneficiar de algo e usa esta pessoa benevolente, a fim de sempre se dar bem... o resultado disso, é o egoísmo explícito.

E quando você está vivendo esta situação... como você reage?

Você é o benevolente, o solidário, aquela pessoa que é aceita no grupo... então você faz,faz, e faz... se dedica, está sempre a disposição,não mede esforços, faz de coração (*sem interesse de receber algo em troca) e não tem retorno.Quando se encontra em dificuldades, olha para os lados e nota que não há ninguém.
Só  que você é tão generoso, tão amável, que é capaz de não se importar (**no fundo fico um pouco chateado,se sente desamparado) ou até mesmo de não perceber que foi de fato, DESPREZADO.
De repente uma luz, começa a piscar sempre que isso ocorre e finalmente você começa a perceber que não conseguimos viver sozinhos, precisamos dos outros,pois vivemos em sociedade.
Acontece que para viver em grupo, seja com a família, colegas de trabalho,amizade,igreja,enfim... é necessário ter postura.
Assim como precisamos de regras, precisamos ter postura firme diante de situações como esta.
Ser do bem, propagar o bem, é lindo, é aceitável, só que ser bom com quem te faz mal ou te trata com indiferença, isso é inadmissível.
Ainda que eu escancare todos os pontos negativos sobre a INGRATIDÃO, haverá alguém para arranjar uma desculpa para justificar as atitudes egoístas dessas pessoas.

Eu quero dizer para você, que não precisa mudar a sua personalidade, não estou criticando o ato de se doar, mas sim dar isto a quem não merece.Ei, se valorize, se ame mais, se cuide.Não permita que te desprezem, que só te procurem quando precisarem...coloque um fim nisso.Afinal, lidar com algumas pessoas,às vezes é bem parecido com a relação pai X filho, onde o filho só ganha e no final se torna mimado, egoísta e INGRATO.
Deve funcionar da mesma forma com todos! Quando levar um golpe da ingratidão, imediatamente proponha uma solução inteligente, e corte as regalias para não incentivar esta pessoa INGRATA a continuar egoísta.Simultaneamente, esta pessoa será punida e verá que você não mudou, que só está fazendo o bom para pessoas que merecem, e se o bom senso comovê-la, ela será capaz de perceber a tempo, e aprenderá que se fizer o bem para você, receberá isso de volta.Caso opte por te sugar ou lhe fazer o mal, que você não permitirá que isso aconteça.É assim que devemos agir, é deste valor que precisamos dar a nós mesmos ... ou seja, não deixar que se aproveitem de nossa bondade.
Se mesmo assim, alguém pensar: "Ah, mas e a compaixão, o perdão...fica aonde?"
Gente, você teve a oportunidade de estar neste planeta, você acha que nasceu para ser rejeitado, explorado e usado? Ou você está aqui por outras razões?

Seja legal consigo mesmo e com os outros.
Não faça mal a você, e não faça mal aos outros.

Com isso você concorda?

Então por que faria sentido; Seja legal com quem te faz mal? - ou - Tudo bem se só me procurarem quando quiserem favores.

Não, não e NÃÃÃÕOOOO...

Quanto mais alimentamos uma coisa, mais poder damos a ela...concorda?
Conclusão: quanto mais propagamos o bem, mais bondade recebemos.Pela lei do retorno SIM, mas pela lei do EGOÍSTA INGRATO, nunca.
Então, vamos cortar a folga do folgado, a ingratidão do ingrato e alimentar as boas ações.


*O fato de ter interesse, de querer receber algo em troca, não te torna "interesseiro" ou "oportunista".Vejo isso como uma condição, uma troca justa e necessária para o equilíbrio...assim como só recebemos nosso salário, se trabalharmos...caso faltemos sem justificativa, sofreremos um desconto no mesmo.

**Por mais que aquelas pessoas que faltam tirar a roupa do corpo, para dar ao outro... digam não se importar se o outro reconhece seu valor... é claro que no fundo se sente mal sim, apenas não admite.

É isso aí gente, mais amor mais gentilezas, mas que isso atraia coisas e pessoas boas e não "ingratos".

Até  a próxima!

4 comentários:

  1. Olá linda, tudo bom? Você foi "tagueada" no meu blog pra responder a TAG 7 coisas! Preparada? Quando fizer me fala pra eu conhecer você melhor! Depois volto com mais calma no seu cantinho. Beijos

    MYRLENA RAQUELLY

    P.s.: Vim hoje mais cedo aqui e escrevi um comentário enorme sobre seu texto, na hora de publicar a minha net caiu. Depois eu volto pra escrever de novo! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra ter você por aqui Myr, seja bem vinda e volte sempre!
      Obrigada pelo carinho!
      Preparadíssima para a TAG! A noite nos falamos então.

      Beijos,beijos.

      Excluir
  2. Oi lindona, tudo bem? Você tem toda razão! Ajudar ao próximo é uma coisa, servi de besta pros outros montarem é outra totalmente diferente. Tem gente sem noção que quando acha um besta exige que ele faça tudo e se ele não faz é porque é imprestável. Adorei a expressão: vamos cortar a folga do folgado! Eh assim mesmo. Ajudar não é carregar a cruz do outro! E, nossa, é muito ruim você ser bom com todo mundo e quando precisa de alguém não ter um pra dar uma mão. Mas façamos e esperemos a recompensa divida, porque aqui na Terra são poucas as pessoas que sabem ser gratas, que sabem que ninguém tem a obrigação de dar ou fazer qualquer coisa por alguém. Mas se nem Jesus Cristo viu gratidão de todos que dirá nós! Achei bem interessante também a parte que você fala de filho mimado. Quanto mais os pais se doam e fazem tudo pelos filhos, menos recompensa tem! Mas eu vejo assim: faça sua parte, faça coisas boas para atrair coisas boas, afaste-se de quem te faz mal, expulse pensamentos ruins...
    Você já leu o livro "O segredo"? Super indico! Beijosss

    MYRLENA RAQUELLY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te confessar, que depois que me afastei de pessoas que diziam me querer bem,mas na prática a coisa mudava de figura... minha vida deu um salto enorme.Era como se eu carregasse uma mochila pesada, e depois do "basta",me senti leve.
      Como sempre digo, amor modo ON... EU em primeiríssimo lugar, depois sim vem a lista de prioridades.
      O livro não li,mas assisti um doc sobre a lei da atração... e amei!
      Isso faz todo o sentido Myr, praticar o bem, cultivar boas amizades, fazer o que se gosta, e não fazer com o outro o que não gostaria que fizesse com você...e por aí segue... vivendo esta filosofia, não adoecemos a alma, e tudo que for energia neste vasto universo,conspirará a nosso favor.

      Uma tarde iluminada para você,sua linda!

      Beijos.

      Excluir

Sobre mim

Sou cinéfila, amo música, sempre gostei de ler (e leio pouco,rs)e escrever.Me formei em pedagogia, trabalhei por 5,6 anos na educação infantil. Desde criança, eu sinalizava preferências que seriam minhas paixões na vida adulta: foto e dança. Gostava de quase tudo relacionado à artes manuais, e entre me arriscar numa criação e outra,só depois que me casei passei a fazer artesanato (nunca fiz curso na área-buscava inspirações e tentava reproduzir,mesmo sem a tecnica). Minha adolescência,foi como a de muitas garotas da minha idade... me tornei muito vaidosa, e sempre fiz tudo sozinha, e dava tudo errado em 90% das tentativas, mas eu queria me ver bonita em frente ao espelho, me aceitar e minimizar os complexos de beleza. Isso renderia um video longo,para mencionar tantos erros no intuito de acertar. Atualmente não trabalho fora,e tenho me aventurado na blogosfera...encontrei uma alternativa para compartilhar as coisas que invento, o que aprendo,o que gosto e mostrando as diversas possibilidades de viver bem consigo mesma...gastando pouco e se divertindo muito. Tenho uma mania de falar MUITO e escrever MUITO... como era pra ser uma prévia sobre mim,vou dar um desfecho logo,pois isso aqui já virou uma mini biografia (rs). Então, me declaro cinéfila de carteirinha. Música a qualquer hora e em todas as atividades possíveis.Ouço até na hora do banho... Sempre tenho nas lembranças, aquelas especiais que marcaram épocas. Perguntar a um apaixonado por música, qual a sua favorita, chega a ser cruel...rsrs...imagine nestes 32 anos bem vividos eu escolher 1 música como a preferida.Difícil! Bom, então vou destacar uma que não me canso de ouvir Suspicious Minds (Elvis Presley). Até mais!