26 setembro 2014

Um pouquinho de cidadania

Melhor que falar, é ensinar com exemplos! Então, vamos nos exercitar e fomentar causas sociais que estão mais acessíveis, para não termos desculpas...rsrs.

Coisas como estas, que falarei a seguir, devemos conhecer desde o berço, isso deve fazer parte da nossa educação familiar.Isso é lição de casa para toda a vida!Passe adiante!

1- Se você é fumante,ao terminar,apague e descarte sua bituca em um lixo.Por favor,não jogue no chão,em hipótese alguma!

2-Chicletes,papéis de bala, são pequenos, mas perceptíveis a "olho nú", e simplesmente é inadmissível que alguém ainda tenha coragem de colar em móveis,objetos e/ou arremessar em qualquer lugar que não seja o seu devido... lixeira.Os pássaros quando procuram farelos no chão, acabam sendo prejudicados,quando atitudes anti higiênicas como esta, são praticadas.

3-Excrementos (fezes) de animais domésticos, pelas ruas e calçadas... o que fazer?
Se você é o dono,saia sempre portando uma pá e uma sacola plástica,para coletar a "obra de arte" do seu animal.Se você não tem animais e teve a "sorte" de pisar em uma delas, divulgue essas dicas... mas calma... paz e amor!

4-Separe todo o material reciclável, dos orgânicos e embale para o caminhão da coleta seletiva levar.Quando descartar cacos de vidro,isole-os em papelão, e se possível anote um comunicado para que o funcionário tenha cuidado ao retirar o lixo. Se em sua cidade ainda não tiver este serviço, contate a prefeitura para exigir a prestação deste serviço de coleta a sua comunidade.

5-Você sabia que existe o descarte correto para:
lâmpadas, pilhas,baterias, remédios vencidos,recicláveis, orgânicos (restos de comida) e resíduos de banheiro e quintal?Em breve farei um post informativo, para  explanarmos o assunto.

6-Oriente pessoas a sua volta também, para não jogarem lixo de nenhuma espécie,em terrenos baldios.Para isso, existe o catabagulho (um erviço da prefeitura,que tem programação para atender a sociedade) e no bairro onde moro, há locais da prefeitura onde se deposita entulho,madeira e estes restos de construções e reformas.Jamais jogue qualquer coisa em rios.E na dúvida de onde descartar, ligue para o 156 (prefeitura de São Paulo) e peça uma orientação,

7-Tem algum objeto ou movel que enjoou? Tente reformá-lo,pintar ou envernizar, se mesmo assim não tiver o desejo de mantê-lo, verifique se está em bom estado e doe para alguma instituição de caridade, caso não tenha utilidade alguma,se informe de onde descartá-lo.

Não adianta culparmos nossos governantes por enchentes,se nós mesmos poluimos os rios e bueiros.Não adianta atear fogo nos transportes coletivos para protestar, quem faz uso desse meio de locomoção, somos nós... e se reclamamos da falta, por que faz sentido para alguns, destruir?Isso, chama-se vandalismo!
Nosso país está carente de muitas coisa sim, mas até para cobrarmos EDUCAÇÃO digna, temos que carregar a básica (Bom dia, por favor,com licença,obrigado) e parar de usar desculpas para continuar a fazer o errado.
"Ah, eu jogo lixo no rio porque a prefeitura não mandou o catabagulho no meu bairro..." - depois quando a água da chuva não tem para onde correr, ocasionando enchentes  e logo,tragédias... daí estas mesmas pessoas vem reclamar do governo.
Gente, educação não ocupa lugar... educação se torna um dever,quando você quer requerer algo.

Pense nisso, e compartilhe essas ideias!

Ainda podemos construir um mundo melhor!

Mais árvores,mais sombra,mais ar puro,mais verde,mais qualidade de vida e muito mais educação.








semear as boas sementes

3 comentários:

  1. Dan vc é fantástica...Super adorei,bjs e sucesso! Laís

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!
    Tenho esperança de que podemos deixar nosso planeta, um lugar melhor para nossos descendentes.
    Plantar a semente do bem,é fácil!Difícil é nadar contra a correnteza, em outras palavras... recuperar o tempo perdido.
    Mas estou procurando fazer a minha parte e compartilhar estas sementes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Detalhe: temos praticamente na grande maioria dos bairros em São Paulo os Ecopontos que podemos fazer o descarte de entulhos, pisos/azulejos, gesso, madeira, móveis velhos além de recicláveis convencionais (papel, plástico, vidro, ferro etc).
    O que temos carência ainda é o descarte de lâmpadas fluorescentes, e sugiro que assim que possível dedique um post exclusivo a esse tema.

    ResponderExcluir

Sobre mim

Sou cinéfila, amo música, sempre gostei de ler (e leio pouco,rs)e escrever.Me formei em pedagogia, trabalhei por 5,6 anos na educação infantil. Desde criança, eu sinalizava preferências que seriam minhas paixões na vida adulta: foto e dança. Gostava de quase tudo relacionado à artes manuais, e entre me arriscar numa criação e outra,só depois que me casei passei a fazer artesanato (nunca fiz curso na área-buscava inspirações e tentava reproduzir,mesmo sem a tecnica). Minha adolescência,foi como a de muitas garotas da minha idade... me tornei muito vaidosa, e sempre fiz tudo sozinha, e dava tudo errado em 90% das tentativas, mas eu queria me ver bonita em frente ao espelho, me aceitar e minimizar os complexos de beleza. Isso renderia um video longo,para mencionar tantos erros no intuito de acertar. Atualmente não trabalho fora,e tenho me aventurado na blogosfera...encontrei uma alternativa para compartilhar as coisas que invento, o que aprendo,o que gosto e mostrando as diversas possibilidades de viver bem consigo mesma...gastando pouco e se divertindo muito. Tenho uma mania de falar MUITO e escrever MUITO... como era pra ser uma prévia sobre mim,vou dar um desfecho logo,pois isso aqui já virou uma mini biografia (rs). Então, me declaro cinéfila de carteirinha. Música a qualquer hora e em todas as atividades possíveis.Ouço até na hora do banho... Sempre tenho nas lembranças, aquelas especiais que marcaram épocas. Perguntar a um apaixonado por música, qual a sua favorita, chega a ser cruel...rsrs...imagine nestes 32 anos bem vividos eu escolher 1 música como a preferida.Difícil! Bom, então vou destacar uma que não me canso de ouvir Suspicious Minds (Elvis Presley). Até mais!