03 novembro 2014

O que NÃO fazer em festas

Oi gente,

Há algum tempo eu queria falar um pouco, sobre o modo correto de se comportar em uma festa,seja de qualquer ocasião.E hoje é o dia!

Eu sei que muitas pessoas cometem gafes,sem maldade... mas também penso que se não usarem um filtro chamado "bom senso", só restará continuar errando e usando as velhas desculpas "eu não sabia","quanta frescura!",etc.

Acredito que muitos, se não cometeram parte das gafes (que listarei a seguir) provavelmente presenciaram.

Antes de dar início, quero deixar claro que eu não sei tudo sobre etiqueta, que já cometi gafes e ainda posso cometer, mas que sempre me atento para evitar esses episódios.Outra coisa é, que ter bom senso, boa postura, não está relacionado à exibicionismo, coisas de ricos, gente que quer ser melhor ou que pensa saber tudo... ok?! Saber se portar numa mesa, agir com naturalidade seguindo regrinhas básicas de etiqueta, está completamente ligado a educação.

Para que servem as regras?
Ora, para vivermos em comunidade,grupo... de modo que não prejudicamos os outros e que haja a justiça, a ordem, a organização,disciplina... então, por que será que ainda existem pessoas que encaram essas regras como algo ruim ou chato? Penso, que deve ser por falta de prática... logo, quando deve fazer o correto, não terá tempo para pensar que seus hábitos são mais fortes que toda a instrução que recebeu...acabará por se sentir desconfortável e ainda criará uma péssima impressão sobre "certo e errado".É onde estes usam os bordões:
"Prefiro festa de pobre, a gente tira o sapato pra dançar, ouve música de verdade, come com a mão(sem talher) e todo mundo se diverte." - gente, acreditem... já ouvi disso para pior!
Confesso que fico triste, e não entendo como se recusam a evoluir... mas, enquanto pudermos ensinar o que aprendemos, quem sabe as pessoas prestem atenção e notem o quão interessante pode ser aliar a diversão com a educação, e que isso independe de status, de condições financeiras.
--------------------------------------------------------------------------------------

1- Quando você mora com os pais - recebe um convite destinado a (nome do pai e família) -significa que você como filho está convidado. Mas chegou um amigo em sua casa, bem no dia da festa... o que você deve fazer? Claro que seu amigo NÃO deve ir (ele não foi convidado) e quando se organiza uma festa,há um planejamento com controle do que foi gasto e se cada um levar um BICÃO ou mais, é realmente DESAGRADÁVEL.

2- Você e sua família chegam em um casamento de parentes, e dão de cara com a mesa da família - esta mesa só deve ser ocupada por membros próximos (pais e irmãos da noiva e do noivo).

3- Quanto aos trajes, muitos convites pedem um a rigor... então,nada de pânico!Pesquise o tipo de roupa e sapato indicado para esta ocasião (pois isso é planejado de acordo com o ambiente e horário do evento) e arrume os trajes e presentes,com antecedência.


4- Momento da gravata/sapato da noiva, nem todos aderem a essa tradição,mas é bom se prevenir.Caso não queira participar desse momento, saia à francesa (antes de chegarem até você),mas nunca fale absurdos como o que meu esposo ouviu: "O dinheiro da gravata,eu gastei no pedágio para vir para cá" - o pedágio era de R$ 2,60 - nem preciso dizer mais nada,né?

5- Se você é solteiro (a) e recebeu um convite apenas em seu nome,significa que seu pai,sua mãe e irmãos NÃO estão convidados. Errado? Não está errado! Quando seu amigo não tem amizade com a sua família, ou prefira fazer uma festa mais reservada, não há motivos para convidar por educação, por dó, por se preocupar com o que vão dizer... E fica super chato, você pedir para levar alguém, só para não ir só! Caso seu amigo ache necessário,ele dirá isso a você, mas pedir... NUNCA!

6- Tenho visto tantas coisas em ocasiões especiais, que fico inconformada! Talvez as pessoas tivessem que passar por uma prévia de etiqueta, antes de começar a festa - e ainda sim, fariam coisas chatas,porque não tornaram isso um hábito,então iria escapar uma gafe ou outra.Sabe aquela mesa linda (a principal... a do bolo),pois é, já vi gente levar a cadeira e sentar ali do lado, minutos depois chegou mais gente pra conversar, e ali mesmo começaram a amontoar copos e pratos NA MESA DO BOLO minha gente! Aí na hora da foto, fica o cenário sendo desfeito aos poucos, porque ter bom senso, é sinônimo de exibido. Está sem mesa? Não se preocupe que alguém deve ter levado um bicão, e por isso você ficou sem assento, mas NADA de usar a mesa do bolo,por favor!

7- Quando o sistema é self-service (sirva-se) ou não há garçom, ou estes foram contratados apenas para servir as bebidas. Então pessoal, não formem filas com o prato na mão (fica feio)... espere um grupinho sentar com sua refeição e depois você vai.E quem já comeu, aguarde os que não foram, para poder repetir (a comida não vai correr).

8- A mesa está lotada de talheres,pratos,copos,guardanapos sujos e o garçom não recolheu... aguarde.Caso precise descartar algo no lixo e não encontrou a lixeira, NÃO acumule num local SÓ PORQUE O OUTRO FEZ! Lugar de lixo, é no lixo!Não jogue no chão, e nem em nada que não tenha cara de lixeira!

9- Palito de dente, NÃO SE USA à mesa, em hipótese alguma! Aliás, lugar de higienização bucal é no banheiro, e deve ser feita com fio dental e NUNCA palito!

10- Procure NÃO DESPERDIÇAR comida e bebida... isso realmente, não é algo legal de se ver.



11- Se o evento não teve uma notificação de censura, possivelmente você pode levar sua criança (não acho apropriado numa festa noturna,mas entendo que em certos casos é como escolher entre a festa e o filho) - NÃO deixe seu filho CORRER dentro do salão, não permita que ele mexa na decoração e nem o deixe longe sem supervisão adulta.

Ainda faltam dicas para este post, mas as que mais me pareceram comuns e urgentes, coloquei aqui hoje.
Espero que tenham compreendido que o fato de procuramos fazer o certo apenas por estarmos num evento maior, não nos torna mais sensatos... fazer o certo sempre, nos torna mais sociáveis,educados e bem vistos.Então ensinem isso aos seus filhos, e seja um exemplo a eles.Acostume-se com o certo, e quando estiver nestas festividades "chiques", estará a vontade, cada postura será realizada com naturalidade, sem parecer querer impressionar alguém. E verá como é maravilhoso estarmos reunidos numa data importante, com pessoas agradáveis, e tudo fluindo "conforme manda o figurino"... nada de vexames, nada de vergonha, nada de desconforto... e todo mundo fica feliz!

Até a próxima!


2 comentários:

  1. Amei as dicas, vc escreve muito bem
    beijos
    http://eimeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha mais nova amiga (mineirinha - rsrs)!

    Volte sempre!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Sobre mim

Sou cinéfila, amo música, sempre gostei de ler (e leio pouco,rs)e escrever.Me formei em pedagogia, trabalhei por 5,6 anos na educação infantil. Desde criança, eu sinalizava preferências que seriam minhas paixões na vida adulta: foto e dança. Gostava de quase tudo relacionado à artes manuais, e entre me arriscar numa criação e outra,só depois que me casei passei a fazer artesanato (nunca fiz curso na área-buscava inspirações e tentava reproduzir,mesmo sem a tecnica). Minha adolescência,foi como a de muitas garotas da minha idade... me tornei muito vaidosa, e sempre fiz tudo sozinha, e dava tudo errado em 90% das tentativas, mas eu queria me ver bonita em frente ao espelho, me aceitar e minimizar os complexos de beleza. Isso renderia um video longo,para mencionar tantos erros no intuito de acertar. Atualmente não trabalho fora,e tenho me aventurado na blogosfera...encontrei uma alternativa para compartilhar as coisas que invento, o que aprendo,o que gosto e mostrando as diversas possibilidades de viver bem consigo mesma...gastando pouco e se divertindo muito. Tenho uma mania de falar MUITO e escrever MUITO... como era pra ser uma prévia sobre mim,vou dar um desfecho logo,pois isso aqui já virou uma mini biografia (rs). Então, me declaro cinéfila de carteirinha. Música a qualquer hora e em todas as atividades possíveis.Ouço até na hora do banho... Sempre tenho nas lembranças, aquelas especiais que marcaram épocas. Perguntar a um apaixonado por música, qual a sua favorita, chega a ser cruel...rsrs...imagine nestes 32 anos bem vividos eu escolher 1 música como a preferida.Difícil! Bom, então vou destacar uma que não me canso de ouvir Suspicious Minds (Elvis Presley). Até mais!